Quinta-feira, 24 de novembro último, foi na cidade de Buenos Aires, o primeiro fórum de boletins oficiais da República Argentina, com a participação de 22 das 24 províncias que tenham bots naquele país.
Os principais objectivos desta conferência foram:
-Lançar as bases para a elaboração de uma rede nacional de cooperação técnica dos boletins
-Compartilhar o status e a experiência de cada um
-Mostre as ferramentas tecnológicas, sendo desenvolvidas pelo governo nacional, o que pode tirar vantagem das províncias.
-Analise alternativas para compartilhar informações, jurisprudência, normas e tecnologia.
-Criar uma rede de comunicação e trabalhar no computador que ajudam o desenvolvimento compartilhado.
Na ocasião, o atual presidente da rede de boletins oficiais americanos, Carlos Orellana, falou sobre as vantagens que tem para os jornais oficiais, a formação de grupos de colaboração voluntários, missões, problemas e soluções comuns, exortando os boletins provinciais da Argentina para a parceria, replicando as experiências bem sucedidas desta natureza, tais como o REPOMEX (rede de publicações oficiais mexicanas) , ABIO (Associação Brasileira de impressão oficial) ou a própria REDBOA.
Anfitrião do encontro e diretor nacional da oficial de registro da nação Argentina, Ricardo Sarinelli, disseram que sua vontade e a condenação de estabelecem uma instância de cooperação técnica entre os boletins oficiais, destinada a fornecer melhores serviços para os cidadãos.